Outubro Rosa: campanha alerta para o Câncer de Mama

Outubro é dedicado à prevenção do Câncer de Mama, segundo tipo mais frequente no mundo e com maior incidência na população feminina. A campanha Outubro Rosa alerta sobre a importância da prevenção e da detecção precoce para maior chance de cura. E o SEAAC de Marília e Região aderiu a esta campanha de conscientização que traz atividades em diversas cidades do Estado de São Paulo e ‘enfeitam’ de rosa fachadas, monumentos e estabelecimentos comerciais para lembrar a campanha.

O nome ‘Outubro Rosa’ remete a cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, empresas e entidades e intensificando os alertas sobre importância da detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa foi criada no início da década de 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou e distribuiu o laço cor de rosa, símbolo da prevenção do câncer de mama, aos participantes Corrida pela Cura, em Nova York (EUA).

A primeira iniciativa brasileira ocorreu em 2 de outubro de 2002 com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco do Ibirapuera. A ação partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.

Dados do INCA informam que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em 2013, estimaram-se para o Brasil mais de 52 mil novos casos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Para este ano, a estimativa é de 57,120 novos casos, sendo que 13.225 mulheres irão a óbito.

ATIVIDADES – a cidade de Marília terá programação especial durante todo o mês de outubro. Também devido à campanha, a Prefeitura de Marília, Biblioteca Municipal, árvores e bandeiras também estarão iluminadas com a cor rosa. No dia 11 haverá panfletagem no Terminal Urbano e no dia 25 acontecerá um passeio de caminhão pelo centro da cidade com faixa alusiva à campanha. Em 26 de outubro haverá caminhada e bicicletada na avenida das Esmeraldas e no dia 29 será realizado workshop em parceria do Sest/Senat com Famema.

Topo

© Copyright 2014 - SEAAC Marília

Mapa do Site Fale Conosco